01/09/2011

Os dez melhores filmes sobre drogas

Filmes sobre drogas já chegaram a ser sistematicamente censurados no Brasil, como se sua menção induzisse ao consumo.
Selecionei 10 filmes com enfoques diferentes, da droga como business ao consumo desenfreado, e finais que vão da reabilitação à morte.
Espero que gostem, comentem e acrescentem outros títulos.





1.  Réquiem para um Sonho (um jovem casal não consegue estruturar seus sonhos por conta do vício em heroína. a mãe do rapaz vicia-se em remédios para emagrecer. um filme asfixiante de Darren Aronofsky)





2.  Profissão de Risco - Blow (nos anos 70, onde sexo e drogas eram cool, Jonnhy Depp é um jovem que muda-se para a Califórnia, onde estrutura um bem sucedido comércio de maconha e cocaína, mas acaba se envolvendo com o cartel colombiano. baseado numa história real, bem dirigido por Ted Demme, que morreu aos 38 anos, após ter consumido cocaína)


3.  Maria Cheia de Graça (uma garota colombiana, pobre, grávida e desempregada, desesperada em conseguir dinheiro para sua família, aceita trabalhar como mula, levando cocaína para os Estados Unidos em seu estômago. chegando lá, nada sai como planejado. poderoso filme, mostrando um lado trágico do tráfico)





4.  Bicho de Sete Cabeças (baseado numa história real de um pai que envia seu filho para um manicômio por tê-lo pego fumando maconha. o filme mostra o despreparo da família em lidar com o assunto e do sistema de saúde em tratá-lo. grande estreia de Rodrigo Santoro no cinema)


5.  Drugstore Cowboy (dois casais vivem de roubar remédios em drogarias e hospitais para manter seu vício. primeiro sucesso de Gus Van Sant)


6.  Trainspotting (num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no  submundo para manter seu vício auto-destrutivo em heroína. um dos filmes mais cultuados dos últimos anos, graças à originalidade e vitalidade do diretor Danny Boyle e do elenco encabeçado por Ewan McGregor)


7.  Despedida em Las Vegas (Nicolas Cage ganhou o Oscar por seu alcoólatra, que após perder o emprego, vai para Las Vegas com intenção de beber até morrer. lá conhece uma prostituta por quem se apaixona, mas já é tarde demais. deprimente e poderoso, um alerta para quem acha que álcool não é droga)





8.  Traffic (Steven Soderbergh cria um painel de histórias paralelas que se entrelaçam, mostrando o negócio das drogas e suas ramificações, envolvendo inclusive policiais e juízes. ótimo filme, ganhador de 4 Oscars)


9.  Vício Maldito - Days of Wine and Roses (Jack Lemmon é um jovem publicitário que se casa com uma colega de trabalho. com o tempo e as pressões do dia-a-dia começam a consumir cada vez mais álcool a ponto de se destruírem)


10.  Christiane F (13 anos, drogada e prostituída... uma adolescente alemã conta sua história do álcool às drogas pesadas e à prostituição em Berlim. uma história real em um filme que causou polêmica em todo mundo)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Adicionei comentários através do Facebook, para evitar Trolls que comentam anonimamente, além do fato de que eu queria descobrir se meus leitores são tão bonitos quanto eu.

IMPORTANTE: A partir do mês que vêm, irei excluir comentários anônimos no qual os usuários não se identifiquem, então por favor, comecem a colocar seus nomes nos comentários anônimos.

Compartilhe