7 de out de 2011

O que é música Indie

Outro dia fiz uma postagem sobre as melhores músicas Indie, e recebi um comentário de um sujeito que dizia que nenhuma daquelas músicas eram Indie, então logo depois recebi uma sugestão de fazer um post explicando o que é música Indie, e é o que vou fazer.


Bem, a música Indie é um estilo músical meio que experimental, que tem como propósito fazer um som diferente do que está na moda, se desvinculando das grandes gravadoras, algo underground fugindo do popular, normalmente tendo inicío com gravadoras idependentes.


Muitas pessoas costumam dizer que o Indie nasceu nos anos 80, porém acredito que esse estilo músical começou nos anos 60 com a banda Velvet Underground que não tinha tanta visibilidade na época pois seu som era muito avançado. A banda ficava ocultada pela grande midia, mas atingia seu público alvo e até hoje é lembrada com louvor pelo seu feito no mundo underground.






Já nos anos 80, onde muitos concideram que foi o surgimento do Indie Rock (sub-genêro do Indie), vemos o nascimento de algumas bandas com um som distorcido, e extremamente diferente, que muitos afirmam que foram as primeiras bandas a entrarem no estilo Indie, bandas como Pixies, Sonic Youth e etc.






Com o passar do tempo o indie acabou se tornando popular em países como a Inglaterra, Escócia, Finlândia e etc. Abrindo alas para uma nova geração de bandas idependentes que fogem das grandes gravadoras, e da midia principal, formando um som novo e único. Bandas como Sonic Youth duraram até os anos 90, e depois foram mais ocultados ainda pela música Pop como Madonna, Michael Jackson, Gorillas e etc. Porém o Indie nunca morreu pois ele sempre esteve acostumado a ficar afastado da midia, e assim nos anos 2000 surgiram bandas Indie de enorme sucesso e outras que fizeram sucesso porém só com seu público alvo, ficando ofuscada para os desentendidos, foi no inicío dos anos 2000 que surgiram bandas da moda Indie atual, como: Strokes, The White Stripes, Arctic Monkeys, The Killers, Vampire Weekend e etc. Algumas fizeram muito sucesso e até mesmo perderam a essência do Indie.






Eu julgo como Indie as bandas que crescem de forma idependente, fazendo algo diferente do que o tocado na midia popular, fazendo algo underground e experimental. O Indie possui várias ramificações como o Indie Pop que dá origem a bandas que tocam músicas mais populares como o The Killers, ou o Indie Rock Atual que toca aquele tradicional rock britânico como o The Libertines.
Eu afirmo que Indie é aquele tipo de movimento que cresce por de baixo dos panos, fazendo coisas diferentes e underground, fazendo a diferença, fugindo do tradicional e criando uma opção escutável de música atual. O Indie é algo mágico e diferente, que não é apenas um estilo músical e sim um estilo de vida diferenciado.






Agora, algo que muitas pessoas acreditam e que eu não concordo plenamente é a associação de que quando uma banda Indie atinge sucesso ela perde seus status de Indie e vira algo como Pop Rock. Um bom exemplo disso é a The White Stripes, que fez muito sucesso com seus singles como Seven Nation Army. Ela era tida como um Indie norte-americano, porém domou a mídia e respeito dos populares saindo da cultura underground, muitas pessoas creêm que ela deixou de ser Indie por ficar famosa, mas na minha opinião ela sempre será Indie pois teve a coragem de tocar algo similar ao Rock quando as Boy Bands faziam sucesso. A mesma discussão é levada ao The Killers e várias outras bandas, porém eu continuo com a minha opinião de que elas ainda são Indie.

O indie é um som mágico, que se mostra como a salvação da decadência da música, e eu acredito que sejam um dos estilos musicais mais louváveis da atualidade pela sua coragem de ser underground, de ser diferente.






Eu vou terminar o post deixando sugestões de bandas Indie atuais: The Strokes, The White Stripes, The Kooks, Arctic Monkeys,  Vampire Weekend, The Fratellis, Wombats, Subways, Babyshambles, Libertines e etc. Escrevam suas bandas favoritas nos comentários, e deixe sua opinião!
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

Anônimo disse... Responder Comentário

que merda é essa? essa banda nem são indie ¬¬

Anônimo disse... Responder Comentário

amigo anonimo acima, cala a boca e fica quetinho não fala besteira ok? bom amigo só pra corrigir algumas infos suas, sonic youth dura até hoje, a banda voltou a ativa, libertines se desfez em 2004 houve muitos rumores de que carl e pete estarem juntos e voltar a banda mas foram só rumores, outra banda legal é the kills

Anônimo disse... Responder Comentário

meu estilo musical preferido
the smiths amo muito!!

Anônimo disse... Responder Comentário

eu gosto muito dos strokes e do arctic monkeys

Anônimo disse... Responder Comentário

Tem bandas legais indies como Two Door Cinema Club, One Night Only, Copacabana Club, Hey Rosetta!, Pull Tiger Tail. Enfim, belo post. Ficou bem explanado o tema. Parabéns.

Caio disse... Responder Comentário

Matéria ótima.
TBM adoro Franz Ferdinand e Kieser Chiefs..

Anônimo disse... Responder Comentário

Beirut é indie tbm, é meio melancólico mas não deixa de ser indie.

Anônimo disse... Responder Comentário

Interpol

Anônimo disse... Responder Comentário

Calipso tbm eh indie!! Indie não é estilo seu ex emo..

Anônimo disse... Responder Comentário

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q bosta

Anônimo disse... Responder Comentário

Indie não pode ser simplesmente chamado de estilo, ser indie envolve todo um cenário e conduta própria. Não é simplesmente escutar algumas bandas mainstreams e dizer que é indie.

Anônimo disse... Responder Comentário

o unico lugar q vi falar sobre indie foi na desciclopedia na categoria de pessoas filhadaputamente odiadas,mas na desciclopedia obviamente não explicava o q é indie.A primeira vista eu julguei q fosse uma especie de sociedade alternativa,mas acho q esse negocio S.A não deve ser indie.Alias,reanalizando de novo esta tribo,chego a concluir que o indie é apenas um grupo de "do contra";porem apesar de negarem o comum ,não são radicais na excentricidade,e não é pra menos q são confundidos com simples rockeiros,pois não se afastam ao extremo da influencia do rock.Parece só mais uma das varias subdivisões do rock e nada mais.
Resumindo:indies são uns mauricinhos e patricinhas que acham que são diferente do que chamam de mídia ou senso comum,mas não se tocam que eles são legitimos estereótipos de burgueses querendo bancar os diferentes,mas é gritante o saco de que todos eles sairam!E fim de papo!

Anônimo disse... Responder Comentário

indie e sem estilo tadinhu deles nao chega os pes do scene rsrsrs´´

Anônimo disse... Responder Comentário

Bacana o Post.
Meus amigos tem uma boa banda indie também, os Desbotados.., o nome antigo era Os Caretas, se quiser conferir tem no mysapace.
Um abraço.

Anônimo disse... Responder Comentário

Cara, originalmente, a palavra INDIE é apenas uma corruptela da palavra INDEPENDENT. Ou seja, vc pode gravar um disco de samba, de polka ou de ritmos marcianos. Contanto que vc. o distribua de forma independente, vc será indie.
Não viaja na maionese.

Anônimo disse... Responder Comentário

indie é originalmente musica indepentende sim. Mas o que está escrito ai em cima sobre indie nao deixa de está correto, a proposta indie é justamente essa, trazer uma nova sensação, uma nova ideia de musica. Se voce ja viu algum documentario, video sobre julian casablancas, jack white, carl barat, vai perceber que eles nao sao qualquer musicos, a imagem deles de musica são totalmente diferentes a de muitos outros generos, e é isso que os define indie. Indie não por ser independente, totalmente independente, indie por ser diferente =x

Vitor Casado disse... Responder Comentário

Adoro Copacabana Club, Cansei de ser sexy e She & Him

Anônimo disse... Responder Comentário

Qual é? Cadê Yeah Yeah Yeahs nessa lista?

Anônimo disse... Responder Comentário

ou esse povo que ta falando que indie não é estilo que indie é patricinha são totalmente leigos quanto ao assunto ficam cheios de moral mas no fundo devem ouvir sertanojo. Provavelmente são pessoas que acreditam que rock é só slipknot e metallica e que todas as outras vertentes são uns bostas. Procurem pesquisar sobre a música indie e ouvir algumas bandas depois vem pagar de cool, formador de opinião pras pessoas blz?
PS: Strokes,Arctic,White Stripes,Arcade Fire e The Killers são algumas das melhores bandas indie dos anos 2000 na minha opinião

Postar um comentário

AVISO: Adicionei comentários através do Facebook, para evitar Trolls que comentam anonimamente, além do fato de que eu queria descobrir se meus leitores são tão bonitos quanto eu.

IMPORTANTE: A partir do mês que vêm, irei excluir comentários anônimos no qual os usuários não se identifiquem, então por favor, comecem a colocar seus nomes nos comentários anônimos.

Compartilhe