19 de jan de 2012

Década a Década 60s: As vinte melhores bandas

O Década a Década dos anos sessenta vêm correndo a todo vapor, graças a importância e influencia em todos os rumos que a música e política tomou até os dias atuais. Hoje irei fazer uma lista bem interessante com os vinte melhores grupos musicais que tiveram seu auge nessa gloriosa década, lembrando que não valem cantores como Elvis que fizeram sucesso nos anos cinquenta e que prosseguiram com a fama em sessenta, ou Led Zeppelin que foi formado em 68, mas atingiu a fama apenas nos anos 70. Deixe suas sugestões e críticas nos comentários, eu acredito que vou acabar esquecendo de algumas bandas então peço desculpas adiantadas, baseado em minha opinião como sempre. Confira:

20. Billy J Kramer & The Dakotas:



Grupo musical que explodiu junto com os Beatles na Invasão britânica fazia parte do pacote da NEMS de grandes grupos de Liverpool. Fizeram grande sucesso em 1964 e hoje têm grande ligação com os Beatles.

19. Bee Gees:



Eu particularmente não gosto de Bee Gees, mas por respeito a influência do grupo na música popular dos anos setenta e oitenta vou deixa-los na lista por serviços prestados. Eles fazem parte das bandas que embarcaram no sucesso dos Beatles, por terem sido descobertos por Robert que era sócio da NEMS. São lebrados como segundo maior grupo por conjunto de obras, além das grandes arrecadações financeiras, perdendo para os Beatles.

18. Gerry & The Pacemakers:



Gerry & The Pacemakers foi o segundo grupo a assinar com Brian Epstein, eles rivalizavam com os Beatles no início da carreira em Hamburgo, mas depois foram sendo ofuscados pela estrela maior. Eles gravaram How Do You Do It? que foi um sucesso rejeitado pelos Beatles, e atingiram os primeiros lugares das paradas britânicas, mantendo a credibilidade do grupo até 1966.

17. Peter and Gordon:



Outro grupo que foi diretamente auxiliado pelos Beatles foi a dupla Peter and Gordon, isso por que Peter era irmão da namorada de Paul e grande amigo do grande compositor, McCartney compôs alguns sucessos da dupla, incluindo Woman, e os lançaram para o sucesso. Está aqui na lista, boa parte por minhas preferências pessoais.

16. Monkees:



Para combaterem o sucesso dos Beatles nas rádios americanas fizeram um concurso para juntar cantores e formarem os Monkees que logo de inicio já teriam um filme. Os Monkees foram uma banda de sucesso razoável, mas não tinham direito de gravar músicas próprias e eram acompanhados por músicos de estúdio, por isso não duraram muito tempo.

15. The Zombies:



Apesar do The Zombies não ter alcançado o mesmo sucesso que outros grupos da Invasão Britânica eles são merecidamente lembrados pelos seus arranjos complicados e harmonia vocal. Merecem com certeza destaque nessa lista pela contribuição de seu álbum Odessey and Oracle de 1968 no mundo da música.

14. The Animals:



The Animals foi outro grupo que conseguiu destaque com a Invasão Britânica de 1964, a voz de Eric Burdon é marcante e faz sucesso até os dias atuais. Estão na lista principalmente por serem um dos primeiros grupos a terem influência de Bob Dylan que colocou poesia nas canções.

13. Yardbirds:



A banda Yardbirds foi uma das mais célebres dos anos de 1960, compondo clássicos que são lembrados até os dias atuais. Mas não é por isso que ela está na lista, a banda que já teve Eric Clapton e Jimmy Page na guitarra deu origem ao que seria o Led Zeppelin.

12. Janis Joplin:



Uma das cantoras mais influentes de todos os tempos, com sua voz marcante e letras sobre decepções da vida, Janis foi do tipo que viveu rápido e morreu jovem, deixando uma imensidão de bons trabalhos para podermos apreciar. Merecia estar mais bem posicionada na lista mais infelizmente não foi possível, mesmo ela tendo marcado a história do Blues com sua voz cortante.

11. Creedence Clearwater Revival:



A banda californiana foi exemplar na tarefa de trazer o Country Rock para as rádios, enquanto duraram obtiveram grande sucesso, e são lembrados até hoje por seus sucessos marcantes.

10. The Kinks:



The Kinks é uma das bandas mais influentes da invasão britânica e merece estar entre as primeiras colocações dessa lista. Em sua música You Really Got Me Now eles mostram a sexualidade que estava aflorecendo nessa década, e todos seus singles são retratos dessa geração. Destaque para Lola que foi gravada apenas na década de 70, mas foi fundamental para música.

9. Cream:



Uma banda formada pelo experiente e talentoso Eric Clapton não poderia estar fora do nosso ranking. O Cream é uma das maiores bandas de todos os tempos, sendo que influenciaram grupos como: Led Zeppelin, Deep Purple, e outros emergentes daquilo que se tornaria Hard Rock. Eles alteraram drasticamente a música popular de sua época.

8. Rolling Stones:



Eu particularmente não sou muito fã de Rolling Stone, acho que por isso não consegui coloca-los entre os primeiros, mas compreendo a importância que eles tiveram em toda a história do Rock. Eles tinham atitude, enquanto os Beatles eram arrumadinhos, eles tinham a alma suja e desorganizada do Rock. influenciaram a rebeldia na música.

7. The Who:



Sabe aquela mania de Rock Star de quebrar os instrumentos ao final do show, bem foi o The Who que inventou isso. Ou aquele guitarrista que fica pulando, enquanto o baterista está chapado e arrebentando a bateria, enquanto o baixista está parado, bem também é coisa dos garotos do The Who. Eles são fodas, perfeitos e revolucionaram o Rock depois que desembarcaram nos E.U.A com a invasão britânica.

6. The Doors:



Outro grupo que tinha como principal trunfo o espírito do Rock era o The Doors que marcou história, Jim Morrison além de uma voz impecável tinha presença de palco que chegou ao ponto de pessoas irem assistir o The Doors para ver o que ele iria aprontar. Misturaram blues e jazz, e marcaram história com os escândalos, deixando o mundo da música após a morte de Jim.

5. Velvet Underground:



Alguns não concordaram com o posicionamento do Velvet, mas a banda era tão avançada para sua época que só fez sucesso nos dias atuais. Na época que os Beatles ainda remexiam as cabeleiras eles tiveram a coragem de escrever a sensação de injetar heroína, eram totalmente experimentais com um estilo que bandas adotaram apenas nos anos 70. Suas músicas eram complexas e bem trabalhadas, mudaram radicalmente o mundo da música.

4. Beach Boys:



Uma das bandas mais influentes da história do Rock e Pop foi o Beach Boys que já passaram por quase todos os estilos musicais existentes na época, e ainda no álbum Pet Sounds já continham os traços psicodélicos que fariam sucesso apenas em 1967.

3. Jimmy Hendrix Experience:



Hendrix é conhecido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, pois o cara não tinha só talento e sim paixão pela música. Sua guitarra melódica se mostrou um exemplo que até hoje tenta ser imitado, os sentimentos não eram mostrados por palavras e sim por riffs impressionantes.

2. Bob Dylan:



Bob Dylan é um dos maiores compositores de todos os tempos, ele foi um dos primeiros a colocar poesia na música pop, canções que eram apenas apelativas eram rebaixadas com seu talento de contar histórias com seu belo violão. Não é por menos que Like A Rolling Stone ganhou o prêmio de melhor canção de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

1. The Beatles:



Todo mundo que visita o blog sabe que sou fanática por Beatles, mas não foi por isso que eles estão em primeiro lugar na lista. Os rapazes refizeram a música, se não fosse por eles praticamente nenhum grupo citado acima faria sucesso, a partir do momento que eles apareceram tocando Please Please Me ao vivo a música nunca mais foi a mesma. Cada corte de cabelo, música ou entrevista alterou os pensamentos daqueles jovens que buscavam cultura, eles foram o retrato de toda a geração dos anos 60, por isso até hoje são lembrados como maior banda que passou pela Terra.

PARA AQUELES QUE NÃO LERAM AS APRESENTAÇÕES, NÃO VALEM BANDAS FORMADAS NOS ANOS 60 QUE TIVERAM SEU AUGE APENAS NO 70. POR ISSO NADA DE PINK FLOYD OU LED ZEPPELIN. ESSAS BANDAS SÓ EXERCERAM INFLUÊNCIA NA DÉCADA SEGUINTE. OBRIGADA.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Luiz disse... Responder Comentário

A Lista era pra está perfeita se os Mutantes estivessem em 2° ou 3° lugar. Sem Mutantes a lista deixa muito a desejar.

Anônimo disse... Responder Comentário

The Doors não deixou o mundo da música, arranjaram um novo vocalista e seguiram em frente.

Anônimo disse... Responder Comentário

Aumente o número de visitas no seu blog ou site com um eficiente gerador de visitas!
http://ideasoftheinternet.blogspot.com/2012/01/gerador-de-visitas-ultimate-backlink.html

Anônimo disse... Responder Comentário

Não concordo com as classificações 14 e 11, que na minha opinião deveriam estar próximos do nr. 1

Anônimo disse... Responder Comentário

Beatles é, provavelmente, a banda mais overrated da história. Não aguento ouvir uma única música deles.

Carlos Romero disse... Responder Comentário

Beatles em primeiro lugar?
Concordo. É barbada. Eles ganham em qualquer lista.
Colocaria Rolling Stones em segundo, The Kinks em terceiro e Beach Boys em quarto.
Tiraria Peter & Gordon. Eles praticamene só tiveram uma canção de sucesso, composta por McCartney.
Bee Gees estão meio deslocados ai. A praia deles é mais os 70.
Acho que Herman's Hermits também se encaixariam ai.
Parabéns pela lista. Deixou a vontade de revisitar as músicas de toda essa turma.

Gustavo disse... Responder Comentário

Beatles FOREVER!!!

Anônimo disse... Responder Comentário

Você misturou alhos com bugalhos. Colocou na relação de bandas artistas que só atuaram individualmente, como Janis Joplin, Bob Dylan e Jimi Hendrix. Porquê não relacionar o maior cantor de todos os tempos, Elvis Presley ?. Duetos também não formam bandas ou conjuntos musicais. Você colocou na ordem de classificação a tua preferência pessoal e não o que conta a história das hit parades.Os Mutantes foi uma das maores bandas do mundo, se considerarmos qualidade, impacto, plástica, etc. Já Peter e Gordon, Zombies, The Kinks, Gerry e Peacemakers sairam da tua imaginação entusiasmada fugaz. Mamas and Papas você conhece ? Abs

Anônimo disse... Responder Comentário

Cara, assim como exterminaram com o Robim do Batman cometeram o mesmo crime com o Herman's Hermits. Não se pode fazer uma lista de bandas dos anos 60 sem eles. É como fazer uma lista de Rock Nacional dos anos 60 sem Renato e Seus Blue Caps e Os Incríveis, ou seja, IMPOSSÍVEL.
Sílvio França (silviouesb@gmail.com)

Douglas disse... Responder Comentário

Minha lista dos anos 60s:
1 - The Kinks
2 - The Beatles
3 - The Hollies
4 - Spencer Davis Group
5 - The Zombies
6 - The Yardbirds
7 - Shocking Blue
8 - The Troggs
9 - Them
10 - The Rolling Stones
11 - Creedence Clearwater Revival
12 - The Guess Who
13 - The Sonics
14 - The Who
15 - The Move
16 - The Animals
17 - The Small Faces
18 - The Monkees
19 - Paul Revere & The Raiders
20 - The Easybeats
Nacional - Os Mutantes, mas preferi montar a lista só com bandas internacionais, até para o pessoal daqui conhecer e se inteirar mais a respeito dos sons dos anos 60, vi cara criticar Kinks e Zombies na tua lista... esse ser só pode estar de brincadeira... Kinks foi uma das 4 bandas mais importantes da Inglaterra nos anos 60, ao lado de Beatles, Stones e Who formavam o quarteto com maior adeptos de seguidores, e não teve o devido reconhecimento devido ao bloqueio imposto pelos USA, vai ver é por isso que esse "ser" criticou Kinks na tua lista, afinal foi devidamente manipulado pelo tio sam e Zombies é simplesmente a banda com o maior conceito entre os críticos especializados da época, as introduções de piano em cada canção dos Zombies são coisas de gêneo, até hoje nenhuma outra banda conseguiu fazer um som se quer próximo da marca registrada pelos Zombies.

Douglas - Jaguarão RS

Postar um comentário

AVISO: Adicionei comentários através do Facebook, para evitar Trolls que comentam anonimamente, além do fato de que eu queria descobrir se meus leitores são tão bonitos quanto eu.

IMPORTANTE: A partir do mês que vêm, irei excluir comentários anônimos no qual os usuários não se identifiquem, então por favor, comecem a colocar seus nomes nos comentários anônimos.

Compartilhe