01/03/2012

Década a Década 2000s: Ainda existe boa música?

Cada dia mais reclamamos do cenário musical atual, porém o que pouca gente sabe é que ainda existem boas bandas por ai, talvez o Rock tenha acabado, mas não é por esse motivo que somos obrigados a escutar Justin Bieber. Confira uma postagem baseada como sempre na minha opinião, e confira o que ainda há de bom na música. Dica: Acessem as listas Bandas que você realmente precisa conhecer e descubra boas bandas que rondam o cenário musical atual.

Gostamos de reclamar, isso é fato. Nada nunca estará bom o suficiente, e qualquer modo de alegria acabará rapidamente, pois sempre faltará algo. No cenário da música então nem se fala, sempre reclamamos das músicas tocadas nas rádios, desde o início do Rock temos a mania de criticar as bandinhas de sucesso, e jamais imaginaríamos que a situação um dia ficaria tão deprimente quanto a atual.


Mas se engana aquele que pensa que atualmente não existe mais música decente, hoje temos a oportunidade de nos deparar com diversos artistas de qualidade que infelizmente ficam ocultos em relação as grandes mídias. Situação antiga, já que excelentes artistas são ignorados desde o aparecimento da MTV que ditava o que era bom ou não.


A globalização e em especial a MTV contribuíram fortemente para criar uma cultura musical em massa, onde prevaleciam aqueles artistas que tinham apelo sexual e eram extremamente rentáveis. Com isso muitos bons artistas foram ignorados por 'não conterem o padrão exigido pela fama'. Além desse fator predominante,também se têm o fato de que seria impossível jogar todas as bandas existentes na mídia, mas isso não justificava colocar um moleque de cabelinho alisado e muito auto tune na mídia. 






Desde a criação da MTV especialmente, as bandas que fazem sucesso se afastam grandiosamente do padrão da música boa. Enquanto outras ficam bem longe dos holofotes e são esquecidas por muitos, e assim alguns infelizes seres desinformados ficam distantes da boa música, sendo obrigados a glorificar apenas grandes astros do passado.


Além da condição citada acima, temos a de bandas que conseguem se destacar tanto no mundo Underground que acabam chegando nas grandes mídias, e pelo motivo de ter conseguido fazer sucesso são desprezadas por seus antigos fãs, pois elas viraram 'modinha'. Isso sim é algo idiota, um exemplo disso é The Strokes que passou a ser taxada de lixo midiático logo após fazer sucesso, para algumas pessoas parece que a banda deixa de ser boa imediatamente após fazer sucesso. Caso esse hoje de Cone Crew Diretoria que era super conceituado, agora que com esforço adquiriu fama os fãs começaram a taxar como modinha. Tudo bem criticar o que não possui qualidade, mas avaliar uma banda pelo fato de ser famosa é criancice da parte de muitos.






Porém a mídia também não sai como boazinha nessa história, pois com certeza Arctic Monkeys não é tão bom quanto The Beatles, mas consegue de qualquer forma ser bem superior a Justin Bieber, e se você não concorda com isso vai usar como argumento que eles são uma 'modinha indie' e cair naquilo que foi citado acima.


Outro fator que também ajuda e muito na dificuldade de encontrar bons artistas atualmente é que com o avanço da tecnologias somos bombardeados por diversas bandas novas que surgem na internet, e por este motivo não conseguimos dar atenção necessária a todas elas, por isso muitas vezes excelentes bandas passam despercebidas.


Agora quem estraga toda a brincadeira mesmo é o sistema, banda para faturar atualmente não necessita de talento e sim de atrair as garotinhas da pré-puberdade para estádios lotados e assim arrancar dinheiro dos pais dessas coitadas. Ninguém houve falar de Dirty Heads ou Sublime With Rome, mas ambos estão ai lançando excelentes músicas boas, agora quando se trata de Jonas Brothers todo mundo conhece aquela grande merda da Disney.






Os maiores culpados disso tudo somos nós mesmos, que ao invés de sair pela internet vendo se achamos bandas como long Beach Dub All Star, ouvimos ídolos do passado que já morreram e nunca vão poder voltar a passar na mídia. Ou as pessoas que acreditam que vão encontrar música boa assistindo MTV, sério meus colegas naquele canal raramente você encontrará algo do qual se tire proveito.


Vamos valorizar as bandas boas que merecem no mínimo respeito, modinhas sempre irão existir, mas se ainda passam coisas ruins na televisão é por que as mesmas dão audiência. Se hoje não existe um Sex Pistols vamos glorificar um Rancid e ver se a coisa sai do fundo do poço. Não adianta ficar olhando para trás, vamos seguir em frente e aplaudir de pé aquilo que consegue ao menos ser superior a Britney Spears.


A música não morreu, o Punk não morreu, ele está apenas Underground novamente. Vamos torna-lo famoso e ignorar os lixos musicais que servem apenas para alienar a sociedade que hoje somos obrigados a engolir. Ainda existem muitas bandas boas dos mais variados estilos musicais, o problema é que a sociedade está alienada e dependente da mídia a tal ponto que não têm mais a capacidade de enxergar isso.



Para finalizar eu indico que vocês meus caros leitores vejam a listagem semanal Bandas que você precisa conhecer que sempre divulga nome de bandas que não são conhecidas, mas que são excelentes, cada semana com um estilo diferente.

Se você curte Punk, ainda existem diversas bandas boas do pós-Punk, que apesar de serem Underground merecem destaque como: Rancid, Social Distortion, Misifts, Casualties, e várias outras. Indie Rock que é discriminado, mas ainda sim é de qualidade temos: Arctic Monkeys, The Kooks, Dirty Pretty Things, Libertines, Babyshambles, The Kooks e outras. No Surf temos: Dirty Heads, S.O.J.A,  Long Beach Dub All Star, e outras. Até mesmo no heavy-Metal ainda existem bandas de qualidade como: Sonata Arctica, Dragonforce, Stratovarious, e muitas outras. Procure antes de criticar a música atual, pois hoje a coisa estão apenas mais Underground, mas com certeza você não achará nada de bom assistindo MTV. 

BANDAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER:

  1. Bandas que você precisa conhecer III
  2. Bandas que você precisa conhecer II
  3. Bandas de Ska Punk que você precisa conhecer
  4. Cinco Bandas que valem a pena conhecer


Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Anônimo disse... Responder Comentário

Pô cara valeu por compartilhar seu conhecimentos sobre música, sou fã dos Strokes e mesmo após fazer sucesso acho eles fantasticos, se chegaram a fazer sucesso é porque merecem, fui ao show deles no planeta terra e foi emocionante. Todas as bandas que você mencionou em seu post são excelentes. O problema dos jovens de hoje e até dos mais velhos é que eles não enchergam a música como uma arte, não é qualquer um que sabe fazer arte, que entende uma obra de arte, hoje escrevo "uma música" com uma ou duas frases repetitivas e pornograficas e faço rios de dinheiro com isso. São poucos os que escutam música e entende toda a arte envolvida naquilo, a qualidade, as inspirações das novas bandas em bandas mais antigas, pois não podemos deixar de citar que muitas bandas se inspiram em bandas mais antigas, como beatles, Rolling Stones e etc. E não posso deixar de citar toda a cultura envolvida, é muito comum uma pessoa que não tem um gosto musical mais apurado criticar o rock 'n roll ou o punk, julgando ser gritaria, como a maioria dos brasileiros não possuo dinheiro para viajar pelo mundo e acabo conhecendo e entendendo outras culturas através da música, o pouco do inglês que sei hoje foi através das músicas que escuto.

Stranho disse... Responder Comentário

tem uma porrada de bandas fodas atualmente mesmo basta só sair da tv e do face pra poder conhecer direito. Mas também um problema do brasileiro é segundo as palavras do grande Edu Falaschi ser muuuito chupa pau de banda gringa. Porra sou fansaço de foo fighters mas nunca vou desenbolsar duzentinhos pra poder ir no show deles aqui. Ta certo terão outra bilhares de bandas internacionais lá, mas só me interessa FF e tem neguin que paga. Dai sou mais pagar 20 conto e assistir um Kiara Rocks ou um Dizzy Quenn ou uma Lady Lauren que são bandas nacionais que mandam super bem e ainda estão no underground. Por isso que quando vem banda gringa analiso muuito antes de arreganhar a carteira.

Abrç fucking rockers

Anônimo disse... Responder Comentário

o Punk nao morreu nao Morreu ...

Anônimo disse... Responder Comentário

acho que esse paragrafo da musica radio gaga do queen define bem a midia de hoje:

"Nós vemos os shows, nós vemos as estrelas
Em vídeos por horas e horas
Nós dificilmente temos que usar os ouvidos
Como a música muda através dos anos"

Lucas disse... Responder Comentário

Sobre a comparação musical entre o Rancid e o Sex Pistols...
O disco And Out Come The Wolves... do Rancid é melhor que qualquer disco que os Pistols lançaram. Sem dúvida alguma.

Anônimo disse... Responder Comentário

Bons tempos em que a MTV tinha o Top 10 (Disk MTV) com Alice in Chains, Rancid, Metallica, Red Hot, Aerosmith, Pantera, L7, e uma outra porrada de musica boa!
Quem fazia o Top 10 eram os proprios telespectadores que ligavam lá!
Hoje quem faz o Top 10 são produtores que pagam para MTV tocar qualquer merda pra eles ganharem mais dinheiro ainda!

Anônimo disse... Responder Comentário

a MTV foi otima nos anos 90 de 94 foi o inicio.
ate a propaganda era otima,não existia internet,para ver os videos de seus idolos.
a musica era muito melhor que hoje.
sem comparações

Anônimo disse... Responder Comentário

Sou fã demais de Rancid, ouço todos os dias. kk

Pedro disse... Responder Comentário

Eu n sou tanto do Punk é mais pro Rock principalmente Alternativo e Grunge... e embora haja uma ou duas que actualmente sejam boas e até nem sao underground concordo com vocês. O que sei é que nunca deixarei de escutar NIRVANA, Queen, NIRVANA, Bob Dylan, NIRVANA,... principalmente músicas como "Where did you sleep last night" e "Heart Shaped Box"... Bom blog

Carla Estefany disse... Responder Comentário

Rock, é comg msm, Esse blog é muito bom, hj em dia as bandas são mt foda, ex: Slipknot, Avenged Sevenfold, System of a down, Trapt, Panic! At the Disco, My chemical romance, entre outros .. E claro os classicos, Nirvana, Red hot chilli peppers,Guns N.Roses, Queen, AC/DC, entre outros tbm.. Só sei que o rock, pra muitos é discriminado, mas esculte, veja a tradução, e vera que tem tudo a ver com o que estamos passando nesse mundo... Vale a pena escultar.. :)

Natalia Negrão disse... Responder Comentário

Na decada 2000 o rock era algo muitoo interessante , a maoria das pessoa adorar o rock, quer dizer ainda amam o rock, o rock é uma musica muito boa e interessante. A maior parte das pessoas naum consegue viver sem escutar uma musica de rock , mas ele pode ter bom desempenho e influencias para que essa musica vc poderá trazer varias coisas importante e interesantes.

Nathalia Negrão disse... Responder Comentário

A cultura envolvida, é muito comum uma pessoa gostam de musicas mais apurado criticar o rock 'n roll ou o punk, julgando ser gritaria, como a maioria dos brasileiros. e acabo conhecendo e entendendo outras culturas através da música,pois podera trazer grande conhecimentos..
Giovanna 3 ano A da Escola Ramona.

Postar um comentário

AVISO: Adicionei comentários através do Facebook, para evitar Trolls que comentam anonimamente, além do fato de que eu queria descobrir se meus leitores são tão bonitos quanto eu.

IMPORTANTE: A partir do mês que vêm, irei excluir comentários anônimos no qual os usuários não se identifiquem, então por favor, comecem a colocar seus nomes nos comentários anônimos.

Compartilhe