22/06/2012

A dificuldade de manter uma ideologia

Bem, todos nós, por mais ignorantes que sejamos, guardamos sonhos e ideais dentro de nossas cabeças, porém é complicado manter e viver com todos eles no mundo real. Por isso hoje, falarei um pouco, sobre como é difícil ter ideais quase utópicos nesse mundo capitalista. Espero que gostem e que isso nos leve há alguma discussão inteligente.

Com certeza você já teve aquele professor de história chato, que defendia fervorosamente o socialismo, mas chegava na escola num Ford modelo novo e roupas da Nike. Uma professora de Geografia, que defendia o meio-ambiente, mas não perdia a oportunidade de acender um cigarrinho após a aula ou usar seus Adidas novos. Bem, com esses simples exemplos você vê atitudes contraditórias as ideologias.

Infelizmente vivemos num mundo capitalista submisso as ordens do Tio Sam, onde todas suas ideologias se tornam utópicas, já que você dificilmente consegue passar seus pensamentos para sua forma de vida. Sempre quando você tenta colocar em prática as mais diversas ideologias, o mundo te julga e classifica seus mais variados pensamentos como frutos da insanidade.




Tudo vai contra você, desde os amigos que ignoram seus pensamentos e preferem comentar sobre a novela, até a mídia que condena seus pensamentos e classifica você como lunático. Parece que o mundo inteiro conspira contra as tentativas de melhora, fornecidas por simples humanos questionadores, que tiveram a coragem de ir contrário a massa.


Você é totalmente contra o sistema educacional, prefere adquirir conhecimento em casa com seus livros, tendo o direito de decidir qual é a informação que será importante na sua formação. Mas o conselho tutelar tirará sua guarda dos pais, caso você não se submeta ao sistema. O mundo te obriga a seguir padrões que você não acredita que sejam corretos, pois um pensador livre não necessita de saber como calcular a massa da galáxia, mas sim entender a mente humana baseada nas pesquisas de Freud.


Ás vezes você acredita que o trabalho é apenas mais uma maneira de alienar as massas, e contribui fortemente para a infelicidade humana. Caso você não queira trabalhar, vai ser taxado como vagabundo e desocupado, pois a mídia deixou firmado que para ser um bom cidadão é necessário escolher uma profissão e passar horas trancado no escritório para poder exercê-lá. E num mundo capitalista é obrigatório trabalhar, para ter os bens de consumo que trazem sua felicidade, como um violão ou skate.




No momento que você divulga seus pensamentos, os ouvintes te observam de forma pasma, e logo iniciam discussões sem fundamentos, dizendo que suas idéias nunca poderão ser aplicadas numa sociedade como a nossa. Te julgam insanos, pois suas mentes conformistas não conseguem sonhar, pois a sociedade roubou toda a inocência e esperança dessas pessoas corrompidas.


Você quer mudar, quer pensar e fazer diferente, mas você necessita abrir mão de tudo para poder seguir suas ideologias. Seus amigos e os passeios de fim de semana são um impecílio na hora de seguir seus ideais, você quer largar o mundo capitalista, mas precisa dele para comprar um skate novo. Quando você fala de plantar o que se come, e viver harmonicamente, já levam para o lado da maconha, banalizando tudo aquilo que foi falado.


Existem diversas comunidades que seguem em partes suas ideologias, tenta viajar para o Universo Paralelo tendo sua mente mergulhada em ecstasy, mas é complicado largar o conforto de um bom chuveiro quente ou dos lençóis de fios egípcios. Seu corpo, amigos e mídia tendem a implorar que você continue seguindo esse mundo profano, que só rende desgraças, e assim seus atos são contrários aos seus pensamentos, e suas idéias parecem ainda mais utópicas, já que nem o criador têm capacidade de segui-lás.




Isso é comum, uma maioria deveria lutar pelas causas humanitárias, e enquanto isso não ocorrer, continuará havendo apenas pequenas comunidades que seguem a causa (na maioria das vezes essas comunidades precisam do capital de terceiros, para lidar com gastos básicos). As coisas só darão certo, quando houver uma revolução contra a sociedade atual, o problema é que somos corrompíveis e sempre esquecemos dos ideais quando nos apresentam poder.


Assim a vida segue, nossa mente continua recheada com as mais brilhantes idéias, que não passam de sonhos utópicos não realizados. Continuamos criticando o trabalho escravo, mas no nosso peito está estampado Abercrombie, fruto do trabalho escravo de crianças chinesas. Temos ideias plausíveis para um mundo melhor, porém a sociedade nos impede de seguir o bem. E eu nessa história suja, deveria ficar calada, pois posso até escrever coisas inteligentes, mas sem esquecer que tudo isso foi digitado no meu Mac gigante, produzido através da alienação da sociedade. Por isso não mereço respeito, acho que isso pertence aqueles que lutam pelas suas ideologias, independente de qual ela seja, pois esse foi corajoso o suficiente para seguir seus pensamentos.



18 comentários:

Anônimo disse... Responder Comentário

Não sei o que é mais foda, Quino e suas tirinhas/charges que em poucas palavras formam uma discussão de horas, ou seus textos que em belas frases e ideologias calam a boca de uma sociedade corrupta e alienada.

Me diga uma coisa, qual seu signo? e-e

cipua disse... Responder Comentário

"Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo"
Raul Seixas

Anônimo disse... Responder Comentário

Eu confesso que desisti da maioria dos meus ideais. Cansei de viver excluído, ser ridicularizado e banido. Entrei de cara na onda dessa sociedade hipócrita e capitalista. Sou um hipócrita que levanta cedo e vai pra academia pra ter um corpo ideal. Compro roupas e sapatos de marca quando posso e converso inutilidades com pessoas fúteis pra suprir minha infelicidade e meus instintos do id.

Rafael Delogo disse... Responder Comentário

Me sinto confortado por ler algo tão parecido comigo. Também costumo evidenciar pensamentos dos mais diversos, abaixo deixarei dois links caso queiram lê-los:

http://sentidodepensar.com/#articles/view/POETA-OU-VAGABUNDO/188

http://sentidodepensar.com/#articles/view/IMPULSIVAS-RAZES.-DENTRE-TODAS-APARNCIAS-AS-MAIS-VAZIAS-MANIFESTAES/198

Obrigado

Anônimo disse... Responder Comentário

É uma pena termos que dessístir de nossos próprios ideais por causa dessa sociedade,vivemos em um mundo em que não podemos mais seguir nossas ideologias porque sem o dinheiro não conseguimos mais viver.
Parabéns pelo seu belo texto foi um dos melhores que li ultimamente.

Giovanna Carneiro disse... Responder Comentário

@Anônimo Qual meu signo? Pergunta engraçada, mas eu sou de peixes

José Augusto Baldassari disse... Responder Comentário

Parabéns pelo texto, ótimo por sinal. Vou estampar o teu post no meu face, qualquer coisa eu retiro depois se achares melhor. Só mais uma pergunta: - Quem é você? Grande abraço.

Giovanna Carneiro disse... Responder Comentário

@José Augusto Baldassari Olá, não existe nenhum problema em colocar meu post no seu Facebook, já que isso contribui para a divulgação, na verdade eu agradeço pela ajudinha.

Eu sou Giovanna Carneiro, paulista que está cursando ainda o Ensino Médio. Gosto bastante de escrever, caso queira saber mais existe uma barrinha com a opção SOBRE lá em cima, qualquer dúvida é só comentar.

Anônimo disse... Responder Comentário

Que bom ver que não é só eu nessa loucura!Cansei do jeito que vivemos ,cansei do sonho "americano" ,cansei desses char-latões que se dizem ser políticos ,cansei desse mundo corrompido ,desse consumismo que nós é imposto por meio do trabalho forçado ,desses padrões pré configurados que a sociedade segue a fio.A segunda guerra?A segunda guerra foi uma disputa pelo controle global que foi vencida pelo Estados Unidos da America e o que vivemos hoje?Vivemos o sonho "americano" ,vivemos o sonho dos EUA ,porque tu acha que o simbolo illuminati é um olho na ponta da piramide?Esse é os EUA controlando o resto do mundo.Não estamos evoluindo nem retrocedendo ,estamos apodrecendo.Mas agora imagine um mundo sem territórios ,onde você não esta pisando no Brasil e sim na Terra ,um mundo sem diferenças.Imagine
http://www.youtube.com/watch?v=XLgYAHHkPFs

Angelica Lima Neves disse... Responder Comentário

Ola , não desisti ainda de meus ideais mais confesso que não é fácil ainda mais nos tempos de hoje.
Mais espero que se todos se importarem e fizerem sua parte lutando juntos por uma boa causa as coisas melhorem .
Meu blog é angelicalimacampos.blogspot.com.br

Anônimo disse... Responder Comentário

Muito bom o texto. Tenho certeza que muita gente pensa assim. É um pena, porém, que quando chega as contas no fim do mês e a sociedade te forçando a seguir um padrão determinado, muitos o seguém, se não todos, inclusive eu mesmo.

Anônimo disse... Responder Comentário

PSK:

Acho que ai é uma questão de Auta-sustentabilidade e de respeito a vida, da para produzir e usufruir de todas estas invenções do capitalismo sem que isso viole nossos ideais, se estas coisas forem construídas com sustentabilidade e respeito a vida vale a pena.

Gui disse... Responder Comentário

Depois de ler o texto, eu casava contigo, Giovanna... :D

Anônimo disse... Responder Comentário

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...
Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Anônimo disse... Responder Comentário

Belo texto! Difícil encontrar alguém tão jovem com uma cabeça tão boa! A maioria vive escondido. Parece que ser esclarecido é motivo de vergonha nos dias atuais.

Anônimo disse... Responder Comentário

Discurso(tipico) de "militante" de esquerda...O verdadeiro problema por detras de tudo é o fundamentalismo ideologico/militancia que tomam todas as formas crenças hoje em dia.....É do processo de ideologização/militancia que advêm a alienação e a subversão....A MILITANCIA IDEOLOGICA é o grande problema da humanidade e não certas coisas que de costume pegam e deturpam para poderem ser usadas para alienar recrutar e aparelhar...Quando uma determinada crença/grupo se institucionaliza....E passa a forma regras, normas, dogmas e a se fundamentalizar ideologicamente.....A alienação e a subversão se instalam.......Em todas as formas de crenças/grupos observa-se isto......Ateísmo/Religiões....Capitalistas/Comunistas/Nazistas....Vegas/Ecologistas.......Subculturas...O que for...Quando grupos se juntam para pregar esta ou aquela doutrina e formam sociedade, este sim serão os criadores do preconceito, da exclusão e perseguição...O odio e a intolerancia exacerbada que os militantes ideologicos(no caso aqui, os da esquerda) sentem pelos opostos/os que pensam diferente/contrarios a sua ideologia me dá medo de uma nova Coreia Do Norte ou Alemanha Nazista....Em nome de um fundamentalismo ideologico, muita gente pode ir parar nos poroes da tortura, ou simplesmente ser assassinado mesmo como acontece na China, Coreia do Norte e etc.....

Anônimo disse... Responder Comentário

Que besteira oque o anonimo disse ,pois a maioria que pensa do jeito que pensamos busca só por um objetivo que é a paz ,e isso já não acontece?Lideres políticos e gente de alta sociedade vive eliminando outras pessoas de baixo dos panos da sociedade ,falo isso porque conheci um policial que se pagarem ele e lhe falar a vitima ,ele vai lá e faz o trabalho sujo(não vou falar mais sobre ele se não posso me danar.)Então já vivemos em um regime subliminar ou transparente como tu preferir escolher.

Anônimo disse... Responder Comentário

Parabens pelo post, você escreve muito bem.
Aconselharia voce ouvir o filósofo Olavo de Carvalho, que é um dos poucos bons pensadores do Brasil. É só procurar no YOUTUBE.

R.A.D.

Postar um comentário

Comentem livremente.
Comentar pode até não emagrecer, mas também não engorda!

Compartilhe