6 de out de 2012

Cantores famosos que usam auto-tune

Para compensar a falta de postagens, venho aqui com uma lista de cantores que abusam do auto-tune para vender discos. A postagem original é de Fabio Martins, mostrando como a música atual está péssima, com cantores abusando de subterfúgios para venderem discos. Espero que gostem.

A 2ª temporada do "The X-Factor" mal começou nos Estados Unidos e já está pegando fogo. Tudo isso porque um concorrente soltou o verbo contra a jurada Demi Lovato, acusando a cantora de usar o auto-tune, aquele dispositivo que ajuda na afinação de voz. 

Criado em 1994, o recurso se popularizou quatro anos depois. O programa de computador, que inicialmente tinha como objetivo ajustar imperfeições, acabou virando febre e é utilizado além do ideal. "É algo útil que virou praga a partir do mau gosto de DJs, radialistas e do próprio público americano. O big bang do modismo se deu com "Believe" (gravado em 1998), com a Cher, cantora que normalmente não necessitaria desse tipo de recurso. Além da 'brincadeirinha' do efeito, ele também pode mascarar a falta de talento de várias cantoras e cantores", explica o editor-chefe da revista Billboard Brasil, Pedro Só.

Além de Demi, artistas como Rihanna, Lady Gaga, Miley Cyrus, Justin Bieber, Ke$ha e Beyoncé, exageram no auto-tune nas gravações de suas músicas e muitas vezes precisam de uma ajuda do play back (em determinadas partes ou até mesmo toda apresentação) para que, ao vivo, a plateia não sinta tanta diferença da versão que está acostumada a ouvir.

Rihanna (Foto: Getty Images)
1. Rihanna


Quantos álbuns vendeu na carreira? 37 milhões
Por que ela usa o auto-tune? "No caso de Rihanna, o auto-tune ajuda a mascarar as limitações de sua voz", explica Só. Ele comenta que o recurso é um exagero, pois ela tem talento para cantar sem auto-tune, com alcances vocais mais restritos. Um exemplo é a canção "We Found Love". Percebe-se que ao vivo ela não consegue segurar a versão de estúdio e precisa de playback para ajudar.



Lady Gaga (Foto: Getty Images)
2. Lady Gaga


Quantos álbuns vendeu na carreira? 23 milhões
Por que ela usa o auto-tune? No caso de Lady Gaga, Só acredita que ela tem bom recursos. "Ela até gosta de pagar de Mariah Carey quando senta ao piano durante seu show", brinca. Mas o problema é que, pulando freneticamente ou dançando em intrincadas e cansativas coreografias, Gaga e muitas outras enfrentam sérios problemas e recorrem a outros expedientes. No caso, playback. A música "Just Dance" é um exemplo claro do recurso. Basta comparar a versão de estúdio com a "ao vivo".


Miley Cyrus (Foto: Getty Images)
3. Miley Cyrus


Quantos álbuns vendeu na carreira?
 21 milhões
Por que ela usa o auto-tune? A eterna Hannah Montana padece do mesmo problema de Gaga. Precisa de uma ajudinha do playback para cantar bem ao vivo enquanto pula. E quando isso não acontece, a versão ao vivo fica bem diferente da original.


Justin Bieber (Foto: Getty Images)
4. Justin Bieber


Quantos álbuns vendeu na carreira? 4,7 milhões
Por que ele usa o auto-tune? "Justin Bieber é um talento que também dispensaria correções (pelo menos até a mudança de voz, processo que ainda não deve ter se encerrado)", ressalta Só. Ele explica que o ídolo teen usa o 'Melodyne'. "É um editor digital que virou padrão na indústria pop. Mas, no caso específico de 'Baby', arriscaria um palpite. Desde os anos 90, o fetiche dos americanos por garotas de voz esganiçada e gritinhos agudos se intensificou. E encontrou no auto-tune um inesperado aliado, capaz de transformar até negões do gangsta rap em banshees (fadinhas gritonas da mitologia celta)", explica com bom-humor. O playback é evidente no caso de Bieber. Uma simples comparação entre estúdio e ao vivo é o suficiente para comprovar.
Extra: Neste vídeo
, de um show no fim de setembro, Justin vomita no palco e a música continua. Aqui fica claro o uso do playback.


Ke$ha (Foto: Getty Images)
5. Ke$ha


Quantos álbuns vendeu na carreira? 3 milhões
Por que ela usa o auto-tune? "Ke$ha é vista como lixo pop por muitos, mas também já mostrou que sabe cantar ao vivo com qualidade (inclusive em estilos como country)", lembra o editor-chefe da Billboard Brasil. Só destaca a influencia do produtor Dr. Luke no hit "Tik Tok" que, segundo ele, sabe usar o auto-tune com mais propriedade. Na versão de estúdio ele fez um ótimo trabalho. Pena que ele não conseguiu salvar a cantora na medonha versão ao vivo no MTV European Music Awards (EMA) de 2010.


Beyoncé (Foto: Getty Images)
6. Beyoncé


Quantos álbuns vendeu na carreira? 75 milhões
Por que ela usa auto-tune? Beyoncé é uma das poucas exceções, que dá a impressão que utiliza do recurso gravado para ajudar em performances ao vivo durante coreografias mais elaboradas. "Eu não afirmaria com 100% de certeza que Beyoncé, que tem voz privilegiada e é afinadíssima, não usa playback em certas partes do show", avisa Só. Mas é difícil ela não usar tal recurso em músicas como Run The World (Girls), onde o físico é bem exigido e dificulta uma apresentação totalmente ao vivo.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Clóvis disse... Responder Comentário

Boa noite minha cara

aqui vai um link de um video que assisti e confesso que achei muito interessante. e se voce ainda nao viu vale a pena. nos leva a uma reflexão e quem sabe a resposta a pergunta que nos atormenta.

http://www.inutilarnc.com.br/filosofo-da-rua-eduardo-marinho/

Giovanna Carneiro disse... Responder Comentário

Muito interessante o vídeo, já analisei e talvez depois eu escreva um texto sobre isso. Desculpe a demora para responder, mas eu acreditava que isso já tinha acontecido.

Postar um comentário

AVISO: Adicionei comentários através do Facebook, para evitar Trolls que comentam anonimamente, além do fato de que eu queria descobrir se meus leitores são tão bonitos quanto eu.

IMPORTANTE: A partir do mês que vêm, irei excluir comentários anônimos no qual os usuários não se identifiquem, então por favor, comecem a colocar seus nomes nos comentários anônimos.

Compartilhe